Inteligência Artificial na Logística: previsões para os próximos 5 anos #AplicAI

Inteligência Artificial na Logística: Entenda como o futuro do setor será moldado pela implementação de IA em todas as operações da supply chain.

Conheça os impactos da Inteligência Artificial na Logística!

Segundo Klaus Dohrmann, vice-presidente e chefe de inovação e pesquisa de tendências da DHL, o setor de logística pode esperar profundas transformações nos próximos cinco anos. Ele acredita que o futuro da indústria será moldado pela implementação de Inteligência Artificial em todas as operações da supply chain, o que modificará o atual modelo operacional reativo para um modelo previsível, proativo, automatizado e personalizado.

A visão computacional, apontada pelo especialista como principal agente de transformação do setor, é um ramo da IA que permite aos computadores extrair informações relevantes de imagens digitais, vídeos e outras entradas visuais. Esses sistemas podem agir de acordo com regras predefinidas ou fazer recomendações proativas, utilizando algoritmos para coletar e analisar dados visuais.

Com os avanços na percepção de profundidade, reconstrução 3D e interpretação de imagens escuras e desfocadas, a visão computacional está evoluindo rapidamente, desbloqueando novas oportunidades e possibilitando benefícios adicionais para as empresas de logística.

Inteligência Artificial na Manutenção: 6 benefícios do #AplicAI!
Inteligência Artificial no RH: 4 benefícios do #AplicAI da Samba!
Inteligência Artificial e Ganhos de Receita: 3 pilares fundamentais

As possibilidades da aplicação são diversas:

Inteligência Artificial na Logística: Saúde e Segurança

Melhoria da segurança no trabalho por meio da identificação de potenciais perigos em armazéns, depósitos e outras instalações logísticas, além do reconhecimento de más posturas, detecção de fadiga e garantia do uso correto de equipamentos de proteção.

Inteligência Artificial na Logística: Operações

Auxílio na detecção de gargalos e ineficiências, criando mapas de calor para analisar padrões de fluxo de trabalho e aumentando a segurança ao identificar imediatamente possíveis invasões ou acessos não autorizados.

Inteligência Artificial na Logística: Processamento de Remessas

Automatização do dimensionamento no transporte marítimo, essencial para o cálculo de capacidades de armazenamento e planejamento de carga. A IA também verifica a conformidade e classificação das remessas, além de automatizar a contagem de estoque.

Inteligência Artificial na Logística: Gestão de Ativos

A visão computacional pode monitorar ativos logísticos consistentemente, alertar equipes de manutenção antes de problemas, identificar automaticamente erros e simplificar a detecção de defeitos.

Inteligência Artificial na Logística: Como está o mercado?

Naturalmente, os big players do mercado já saíram na frente e colhem os frutos – e o lucro! – de tais implementações.

Enquanto a Alibaba otimiza suas rotas de entrega, reduzindo sua pegada de carbono e cortando custos de transporte em 15%, a Amazon automatiza tarefas em seus armazéns, aumentando a produtividade em 40%. A Flipkart, líder de ecommerce na Índia, também está em destaque nessa corrida, pois utiliza previsão de demanda alimentada por IA para otimizar o gerenciamento de inventário, reduzindo faltas de estoque em 30% e economizando milhões em custos de armazenamento desnecessários. 

No âmbito nacional, o momento é decisivo para negócios que envolvam transporte e logística. Empresas que não começarem a olhar para a Inteligência Artificial como componente essencial de suas operações, correm sérios riscos de caírem na obsolescência.

 

Se você está inserido(a) nesse mercado, saiba que pode contar com a Samba para chegar na frente! Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *