O que a sua empresa tem a ganhar com a Inteligência Artificial na Manutenção?
O setor de manutenção é o responsável por assegurar que máquinas, equipamentos, sistemas e instalações operem de maneira eficiente, segura e confiável. Nesse sentido, engloba uma série de atividades, tais como reparo, inspeção, lubrificação, substituição de peças, calibração e outros ajustes necessários para manter os ativos de uma empresa funcionando adequadamente.
De acordo com estudos de mercado, a AI vai aumentar a lucratividade das empresas em 38% e gerar mais de US$ 14 trilhões em lucro extra até 2035.
Para otimizar ainda mais tempo, recursos e esforços, a Inteligência Artificial na manutenção vem como uma forte aliada para aumentar a confiabilidade de todos os ativos envolvidos.
Leia também:
Inteligência Artificial no RH: 4 benefícios do #AplicAI da Samba!
Inteligência Artificial e ganhos de receita: 3 pilares fundamentais
TV 3.0: Confira os principais 4 impactos da mudança
Sendo assim, o #AplicAI da Samba lança seu segundo episódio, explicando tudo o que você precisa saber sobre AI na Manutenção.
Confira a seguir:
Inteligência Artificial na Manutenção: Indústria 4.0
Não podemos falar do assunto sem contextualizar a Indústria 4.0, que se refere à revolução industrial impulsionada por avanços tecnológicos que estão transformando a maneira como as empresas fabricam, produzem e entregam bens e serviços. Estamos em uma quarta revolução, por isso o nome, seguindo as anteriores que introduziram a mecanização, eletrificação e automação.
Dentre os principais elementos da Indústria 4.0, destacam-se:
1. Internet das Coisas (IoT):
Interconexão de máquinas, dispositivos físicos e sistemas por meio da internet, permitindo a coleta de dados em tempo real e a comunicação entre os elementos citados.
2. Computação em Nuvem:
Armazenamento e processamento de grandes volumes de dados em servidores remotos, facilitando o acesso e análise a qualquer momento e em qualquer lugar.
3. Manufatura aditiva (Impressão 3D):
Processo de fabricação que constrói objetos, camada por camada, que permite a produção de peças complexas e personalizada de maneira eficaz.
4. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina:
Consiste no uso de algoritmos avançados para analisar grandes conjuntos de dados, identificar padrões, prever comportamentos e tomar decisões assertivas e autônomas.
5. Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV):
Tecnologias que aplicam informações digitais ao ambiente físico (RA) ou criam ambientes virtuais (RV), a fim de melhorar a comunicação, treinamento e visualização de processos.
6. Automação avançada
Sistemas robóticos e autônomos que realizam tarefas complexas com mínimo ou nenhum envolvimento humano, aumentando os níveis de eficiência e segurança.
7. Big Data e Análise de Dados
Coleta e análise de grandes volumes de dados que extraem insights significativos a respeito do desempenho do processo, eficiência operacional e demanda de mercado.
Inteligência Artificial na Manutenção: benefícios e oportunidades
Nos últimos anos, a AI tem promovido avanços significativos no setor de manutenção. Vamos entender, na prática, quais são as mudanças:
Manutenção Preditiva
A AI é capaz de analisar grandes volumes de dados (Big Data) de sensores e históricos de manutenção, com o objetivo de identificar padrões e prever falhas em equipamentos antes que ocorram. Dessa forma, permitindo que as empresas realizem manutenção preditiva com mais eficiência, reduzindo tempo de inatividade e custos associados.
Análise de causa raiz
Além dos benefícios citados no tópico anterior, a tecnologia pode identificar causas subjacentes de falhas e problemas recorrentes não solucionados. Ou seja, ao invés de apenas tratar os sintomas, os problemas na raiz são abordados, aumentando a confiabilidade e desempenho dos equipamentos.
Assistência remota
A AI proporciona assistência remota aos técnicos de manutenção, resolvendo problemas complexos com a orientação de especialistas, mesmo com distâncias consideráveis.
Manutenção autônoma
Através do avanço da robótica e da AI, estão surgindo sistemas autônomos de manutenção que são capazes de realizar inspeções, reparos e outras tarefas de manutenção sem a intervenção humana, o que reduz os riscos de acidentes, melhora a eficiência e permite a manutenção em locais perigosos ou de difícil acesso.
Gestão de ativos
Monitoramento do desempenho e condição de vida útil dos equipamentos em tempo real, recomendando ações de utilização e preservação.
Otimização de rotas de serviço
Algoritmos de AI melhoram as rotas de serviço dos técnicos de manutenção, levando em consideração fatores como localização geográfica, prioridade da tarefa e disponibilidade de peças sobressalentes (recursos de reserva para o futuro). Maximiza a eficiência e reduz custos operacionais.
Inteligência Artificial na Manutenção: Exemplo prático de aplicação no mercado
Siemens
A empresa que existe há 176 anos segue com o título de uma das mais inovadoras do mundo, oferecendo uma gama de serviços de manutenção para equipamentos industriais, sistemas de energia e automação.
A companhia tem investido em soluções AI para manutenção preditiva de equipamentos industriais, como turbinas eólicas, trens e sistemas de energia. Utilizam algoritmos de machine learning para analisar dados de sensores e prever quando os equipamentos podem falhar.
O HEEDS AI Simulation Predictor, por exemplo, melhorou diversos componentes de turbina a gás.
Nesse contexto, as previsões de fadiga termomecânica processaram cerca de 20 mil componentes em 24 horas, melhorando em 20% a vida útil, permitindo que a companhia economizasse mais de 15 mil horas de processamento.
O que sua empresa ganha ao implementar Inteligência Artificial na Manutenção com a Samba?
- Simplificação dos processos de produção;
- Redução do desperdício;
- Melhoria contínua do processo da produção;
- Melhoria da tomada de decisões;
- Visão mais clara de recursos e equipamentos;
- Aumento da satisfação de clientes.
Dentre as funcionalidades que proporcionamos aos nossos clientes deste setor, enfatizamos:
1. Inteligência Artificial na Manutenção: PCM (Planejamento e Controle da Produção) e GCP (Gerenciamento e Controle da Produção):
O módulo computadorizado para Gerenciamento e Controle da Produção ajuda as empresas a planejar, organizar e controlar seus processos produtivos.
Principais recursos:
- Planejamento de produção;
- Gerenciamento de estoque;
- Controle de qualidade;
- Controle de chão de fábrica;
- Relatórios e análises.
Benefícios:
- Simplificação dos processos de produção;
- Redução do desperdício;
- Melhoria da qualidade do produto;
- Melhoria da tomada de decisões;
- Melhoria contínua do desempenho da produção.
2. OEE (Overall Equipment Effectiveness) e MES (Manufacturing Execution System)
O módulo computadorizado para OEE e MES é uma ferramenta que auxilia os fabricantes a monitorar e otimizar equipamentos e processos de produção.
Principais recursos:
- Monitoramento de equipamentos;
- Programação de produção;
- Controle de qualidade;
- Rastreamento de material;
- Controles e análises.
Benefícios:
- Otimização dos processos de produção;
- Redução do tempo de inatividade;
- Melhoria da eficácia geral do equipamento;
- Tomada de decisão informada;
- Melhoria contínua do desempenho da produção.
3. Calibração RBC
Ferramenta eletrônica utilizada para registrar os dados de instrumentos de medição. Permite que os técnicos de calibração configurem, monitorem e documentem o processo de calibração de instrumentos de medição de forma automatizada e precisa.
Principais recursos:
- Realiza cálculos matemáticos complexos para determinar as diferenças entre os valores medidos pelo instrumento de teste e os valores padrão;
- O sistema é calibrado regularmente por laboratórios de calibração credenciados pela RBC para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados.
Benefícios:
- Ajuda as empresas a manter a qualidade de seus produtos e serviços, cumprir requisitos regulatórios e evitar problemas de segurança e responsabilidade.
4. Gestão de ativos
Composto por um conjunto de ferramentas especificamente desenhadas para gerenciar os ativos de uma organização. Os ativos podem incluir qualquer item que a empresa possua e possa ter valor para o negócio, como equipamentos, propriedades, veículos, tecnologia da informação, entre outros.
Principais recursos:
- Registro de ativos;
- Monitoramento e manutenção de ativos;
- Rastreamento de ativos;
- Planejamento financeiro.
Benefícios:
- Gerenciamento de ativos de maneira eficaz, monitorando seu desempenho;
- Otimização de vida útil;
- Tomadas de decisões mais informadas;
- Redução de custos operacionais;
- Maximização de valor dos ativos.
Entenda como podemos ajudar a transformar o setor de manutenção da sua organização de maneira personalizada às suas dores e necessidades: clique aqui e converse com um dos nossos especialistas.